domingo, 5 de abril de 2015

EUA tem seu próprio paraíso (Fiscal)

Banhado pelo Atlântico e pretenso por ingleses e holandeses no século XVI, Delaware, o penúltimo menor Estado norteamericano é considerado um Paraíso Fiscal.

Assim como City de Londres, Paraíso Fiscal em pleno Reino Unido, Delaware é a prova cabal da falta de interesse das grandes e neoliberais economias em realizarem o famoso 
"World Patrol" nesse quesito afim de moralizar e normatizar o mundo.


Moeda de 25 centavos de dólar americano do Delaware




O produto interno bruto do Delaware foi de 49 bilhões de dólares. A renda per capita do estado, por sua vez, foi de 34 199 dólares, o nono maior entre os 50 estados americanos. A taxa de desemprego do Delaware é de 4,4%.

O setor primário responde por 1% do PIB do Delaware. O estado possui 2,6 mil fazendas, que ocupam cerca de metade do estado. A agricultura e a pecuária respondem juntas por 1% do PIB do estado, e empregam aproximadamente 9,6 mil pessoas. Leite é o principal produto produzido pela agropecuária do Delaware, que produz mais de 25% de todas as cerejas consumidas no país. Os efeitos da pesca e da silvicultura são negligíveis na economia do estado, e empregando juntas cerca de mil pessoas. O valor da pesca coletada anualmente no estado é de 28 milhões de dólares.

O setor secundário responde por 20% do PIB do Delaware. O valor total dos produtos fabricados no estado é de 28 bilhões de dólares. Os principais produtos industrializados fabricados no estado são produtos químicos, equipamentos de transportes (primariamente automóveis), produtos químicos, alimentos industrializados e papel. A indústria de manufatura responde por 15% do PIB do estado, empregando aproximadamente 56 mil pessoas. A indústria de construção responde por 5% do PIB do estado e emprega aproximadamente 32 mil pessoas. Os efeitos da mineração são negligíveis em Delaware. Este setor emprega cerca de 200 pessoas.

O setor terciário responde por 79% do PIB do Delaware. O Estado é considerado por muitos um Paraíso Fiscal do Estados Unidos, visto que empresas que não possuem negócios nos EUA, possuem isencões superiores a muitos paraísos fiscais tradicionais. A prestação de serviços financeiros e imobiliários respondem por mais de 38% do PIB do estado, empregando aproximadamente 70 mil pessoas. Cerca de 16% do PIB do estado é gerado através da prestação de serviços comunitários e pessoais. Este setor emprega cerca de 150 mil pessoas. O comércio por atacado e varejo responde por 11% do PIB do estado, e emprega aproximadamente 103 mil pessoas. Serviços governamentais respondem por 9% do PIB do Delaware, empregando aproximadamente 66 mil pessoas. Transportes, telecomunicações e utilidades públicas empregam 19 mil pessoas, e respondem por 5% do PIB do Delaware. Toda a eletricidade produzida em Delaware é gerada em usinas termelétricas a carvão, gás natural ou petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário