domingo, 12 de julho de 2015

Willian Waack e jornalismo global sem rumo no Pan

Não tô entendendo a Globo, tudo bem que por a emissora não ter os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto não estão repercutindo, mas colocar um Willian Waack, numa noite de Sábado, no último jornal, deprimido falando disso...

Ilustração @1lxndr


Como a emissora que puxa a corda o PIG ficou de fora dessa, mais uma vez, quase ninguém ficou sabendo bem da dinâmica dos Jogos e, quem e quais atletas brasileiros foram para o Canadá, veja aqui e aqui.

Mal ficou conhecido o mascote pelos brasileiros...

Imagem da internet


Mas vamos às lamentações globais...


Sem transmissão do Pan, Globo diz que tem "limitações no uso de imagens"

A Globo utilizou somente fotos para informar o telespectador sobre o primeiro dia dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. O evento começou oficialmente nesta sexta-feira (10).

A emissora explicou que “não possui os direitos de transmissão”, e que, por isso, “tem limitações no uso de imagens”. “A TV Globo não tem os direitos de transmissão do Pan de Toronto, e, por isso, tem limitações no uso de imagens. Mas não deixaremos de acompanhar de perto com as nossas equipes no Canadá o desempenho e a conquista de medalhas dos atletas brasileiros e os principais momentos do evento”, narrou William Waack durante o “Jornal Nacional” deste sábado (11).

A Globo optou pelo uso das fotos, sem crédito, mas poderia ter solicitado as imagens que são cedidas pela concorrente Record, a emissora que detém os direitos de transmissão do Pan de Toronto no Brasil, assim como o SBT fez durante a realização dos seus telejornais.

A emissora de Edir Macedo já havia transmitido os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, com exclusividade na TV aberta.

Na época, Honorilton Gonçalves, então vice-presidente artístico e de programação da Record, se queixou da estratégia utilizada pela Globo, que, segundo ele, “escondeu” o Pan com quase nenhum destaque em sua programação.

“Infelizmente, quem saiu prejudicado foi o público que assiste à Globo. A Globo não escondeu o Pan, a Globo escondeu o Brasil. Como uma emissora do tamanho da Globo praticamente ignora o talento e o esforço dos nossos atletas, as conquistas das medalhas de ouro, os recordes pan-americanos, o hino nacional. Tudo foi simplesmente omitido pela Globo por puro orgulho. Foi como me lembraram esta semana. Em 2007, a Globo mobilizou centenas de profissionais para exibir o Pan do Rio. Quer dizer que agora, quatro anos depois, o Pan simplesmente deixou de ter importância? Estranho, né? Acho que a postura da Globo com um dos maiores eventos esportivos do mundo foi um desrespeito aos seus telespectadores. Imagino o que mais ela deve esconder nos seus noticiários”, disse ele, em entrevista a Mauricio Stycer, colunista do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário