Ainda faltam alguns dias para a posse de Donald Trump rumo ao seu segundo mandato e o mesmo já fez algumas declarações ao "belo estilo" ultradireitista. Dentre essas uma que afeta e ofende diretamente a soberania do país vizinho Canadá.
Uma das vozes que mais repercutiu contra tal insanidade foi a da líder do Partido Verde Canadense, Elisabeth May, lembrando do quanto o país que a adotou é independente e fazendo algumas comparações como o sistema de saúde pública dos dois países.
Todo isso me fez imaginar que um dos possíveis panos de fundo nessa discussão também pode ser o fato de que históricamente o Canadá defeca para as sações impostas contra Cuba e tem apoiado o fim das mesmas.
Visita de Pierre Trudeau e família à Cuba em Janeiro de 1976.
Foto: Boris Spremo/Toronto Star
Trudeau pai do atual Premier canadense, Justin Trudeau, desde sempre firmou boas relações com a Ilha do Caribe, lhe causando até alguns desconfortos com Washington e Trump sabe disso.
Em 2024 o governo canadense fez duras críticas ao embago durante a Assembléia Geral da ONU acompanhado pelo próprio Brasil.
Cuba e Canadá exploram oportunidades de negócios nos setores industrial e energético. Via misiones.cubaminrex.cu
Agora é esperar o que vem pela frente com o novo governo dos Estado Unidos movido por um presidente reacionário munido de marioria na Câmara, Senado e Judiciário. Uma ampla maioria que pode ser explosiva em proporções mundiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário