segunda-feira, 12 de maio de 2025

Séc. XXI, Nietzsche x falsos profetas

Apesar da frase "Deus está morto!" ser associada a Nietzsche e eternizada quando se fala a seu respeito, a mesma advém do escritor alemão Heinrich Heine, o qual admirava.

Ao meu ver cabe como uma profecia o que o 'Homem Louco' do Livro III da Gaia Ciência disse;

"Nunca houve um ato maior - E quem vier depois de nós pertencerá, por causa desse ato, a uma história mais elevada que toda a história até então!" 

Cabe aí uma interpretação dentro de alguns tópicos que podem ser conferidos em artigo citado no final, nas próprias do leitor ou ainda nas profundezas do intelecto do autor. Na minha permeia um link direto com os envolvidos nos dias de hoje.

Passei 25 anos dentro de uma denominação evangélica, e dentro do contexto "Deus está morto" essa acusava as outras de o cometer e outras acusavam outras de cometer também.

Confio e acredito em Deus e em que ele não morre e aprendi a respeitar quem pensa diferente, mas os mercadores da fé com suas invenções todos os dias "matam Deus". Afatam para longe aqueles que conseguem por um instante respirar e pensar.

"Eu venho cedo demais, disse então, "não é ainda meu tempo. Esse acontecimento enorme está a caminho, ainda anda: não chegou ainda ao ouvido dos homens. O corisco e o trovão precisam de tempo, a luz das estrelas precisa de tempo, os atos, mesmo depois de feitos, precisam de tempo para serem vistos e ouvidos. Esse ato ainda lhes é mais distante que a mais longínqua constelação - e no entanto eles o cometeram!"

O Homem Louco disse 'cometeram', e realmente enchergamos agora, nos dias de hoje, a luz, se é que podemos assim chamar essa vista, dessa explosão.

















Todos os dias o fazem





O que significa Deus está morto para Nietzsche?

Segue aqui o Artigo do Filosofia na Escola entrando nas questões e contextos históricos nos quais a frase se enquadra.











terça-feira, 6 de maio de 2025

Ah! Cento, preferencial?

Um homem septuagenário se aproxima de um jovem sentado no prioritário no vagão do trem e pede uma moeda dizendo ter a pretensão de almoçar.

Não é que o passageiro distraído o ignorasse, mas o mesmo só tinha o corpo ali. Sua mente flutuava entre graves e agudos, sua estrutura até um pouco chaqualava.

O pedinte insiste e na falta de resposta decide negociar.

- Tudo bem, você não tem uma moeda, então façamos assim, te alugo meu assento preferência pela moeda.

Nada ainda entendera o jovem e derradeiramente tira seus fones sem fio, e voltado à Terra indaga o senhor.

- Fala tio?

- Fala não! Me dá meu dinheiro. (Já bravo)

- Que dinheiro tio! Tá brisando? Nem te conheço.

- Você não me conhece, mas o lugar que está sentado sim, ele me conhece muito bem, e se você me der uma moeda para eu almoçar te alugo o meu lugar e você segue sua viagem tranquilo.

O jovem cedeu e lhe deu a moeda, e chegando a próxima estação o idoso se foi.

Aí entrou uma grávida.




domingo, 27 de abril de 2025

Arthur Schopenhauer: Por que Pessoas Inteligentes Assustam a Sociedade

Por Canal Razumov BR


Por que pessoas inteligentes são rejeitadas? A Filosofia de Schopenhauer explica.

Você já se sentiu deslocado por pensar demais ou perceber coisas que ninguém mais parece notar? Neste vídeo, explore uma reflexão profunda baseada nas ideias de Arthur Schopenhauer sobre o isolamento de pessoas inteligentes e o desconforto que elas provocam na sociedade. Descubra por que a lucidez assusta, por que o mundo valoriza o conforto acima da verdade e como isso afeta quem vê com mais clareza.


O que você vai entender neste vídeo:

 • Por que a inteligência incomoda mais do que encanta

 • Como o efeito rebote e o pensamento de grupo sabotam a escuta de ideias profundas

 • O impacto das redes sociais na rejeição de quem pensa fora da curva

 • Por que nomes como Sócrates, Galileu, Nietzsche, Tesla e Turing foram ignorados em vida

 • Estratégias para lidar com o isolamento intelectual e se conectar com pessoas que pensam como você

Prepare-se para repensar a forma como você se relaciona com o mundo, com suas ideias e com o silêncio que muitas vezes cerca quem ousa pensar diferente. Este vídeo é um convite à coragem de continuar sendo lúcido, mesmo quando isso incomoda.

Se esse tema fala com você, deixe seu comentário dizendo de onde está assistindo e compartilhe como tem sido sua experiência com o pensamento profundo. Inscreva-se no canal, ative o sininho e deixe seu like para acompanhar mais reflexões sobre filosofia, psicologia e consciência.


VÍDEO

"...se você já sentiu que ver demais te afastou dos outros talvez Schopenhauer te ajude a entender que o problema nunca foi você, foi o mundo que não suportou o que você enxergava. Entender demais é quase um pecado social..."



terça-feira, 21 de janeiro de 2025

As Origens da Ideologia Mais Mortal do Mundo | Prof. David N. Gibbs

Realmente esse foi um excelente trabalho de utilidade pública prestado pelo Canal Neutrality Studies Português.

Essa entrevista traduzida para o português denuncia algo não falado pela mídia hegemônica sobre uma ideologia que move mentes e corações, e principalmente capital financeiro e poder em todo o planeta, os neocons.


"O neoconservadorismo é uma ideologia incrivelmente brutal e sedenta de sangue. Mas como essa mentalidade louca e monstruosa dominou uma nação inteira que se orgulha de ser o ápice dos valores humanísticos? Bem, nem foi difícil. 

O professor David N. Gibbs nos conta a história de origem dos demônios que são os neocons. O Dr. David N. Gibbs é professor de História na Universidade do Arizona. Ele escreveu vários livros importantes que nos ajudam a entender os Estados Unidos contemporâneos; entre eles "Revolt of the Rich: How the Politics of the 1970s Widened America's Class Divide." e o que queremos focar hoje, "First Do No Harm: Humanitarian Intervention and the Destruction of Yugoslavia." 

Siga David N. Gibbs através da página inicial: dgibbs.arizona.edu"



segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Trump e o pano de fundo na falácia contra o Canadá

Ainda faltam alguns dias para a posse de Donald Trump rumo ao seu segundo mandato e o mesmo já fez algumas declarações ao "belo estilo" ultradireitista. Dentre essas uma que afeta e ofende diretamente a soberania do país vizinho Canadá.

Uma das vozes que mais repercutiu contra tal insanidade foi a da líder do Partido Verde Canadense, Elisabeth May, lembrando do quanto o país que a adotou é independente e fazendo algumas comparações como o sistema de saúde pública dos dois países.

Todo isso me fez imaginar que um dos possíveis panos de fundo nessa discussão também pode ser o fato de que históricamente o Canadá defeca para as sações impostas contra Cuba e tem apoiado o fim das mesmas.

 

Visita de Pierre Trudeau e família à Cuba em Janeiro de 1976.
Foto: Boris Spremo/Toronto Star

Trudeau pai do atual Premier canadense, Justin Trudeau, desde sempre firmou boas relações com a Ilha do Caribe, lhe causando até alguns desconfortos com Washington e Trump sabe disso.

Em 2024 o governo canadense fez duras críticas ao embago durante a Assembléia Geral da ONU acompanhado pelo próprio Brasil.



Cuba e Canadá exploram oportunidades de negócios nos setores industrial e energético. Via misiones.cubaminrex.cu

Agora é esperar o que vem pela frente com o novo governo dos Estado Unidos movido por um presidente reacionário munido de marioria na Câmara, Senado e Judiciário. Uma ampla maioria que pode ser explosiva em proporções mundiais.