Imagem: ABI |
Vallegrande, Bolívia, 8 de outubro (ABI).
O presidente Evo Morales descobrirá no domingo um mural chamado "Che amigo de pueblos" pintado em uma parede do hospital Señor de Malta na cidade de Vallegrande, comemorando os 50 anos da morte de Ernesto Guevara e da guerrilheira Tamara Benke, conhecida como "Tania".
"A iconografia que representa Che, a campanha e, principalmente, uma homenagem às mulheres guerrilheiras, não pode haver revolução sem a posição feminista, revolucionária no sentido em que representa Tania. Se Che completa 50 anos, Tania também ", disse o pintor do trabalho, o boliviano Freddy Escobar, ao ABI.
Ele explicou que o mural, de aproximadamente 2,5 por 4 metros, também mostra que Che se multiplicou em vários "Evos" para popularizar a ideologia revolucionária.
O pintor de Cochabamba observou que a arte e a cultura são a ponta de lança de qualquer revolução, porque "não há uma verdadeira revolução sem os seus artistas, nem a arte deles".
"Usamos uma técnica mista, tanto material, quanto no tema formal, usamos água e óleo, pincel e aerógrafo, técnica de graffiti e mural", acrescentou.
Fonte: ABI
Nenhum comentário:
Postar um comentário