sábado, 20 de julho de 2019

Por que "paraíba"?

Muito se tem falado do desrespeito do então presidente do Brasil com os nove governadores do nordeste, e não somente com eles, mas com toda a população brasileira e em especial com os nordestinos e seus filhos, netos, enfim...

Quem não é do Rio de Janeiro tem um pouco menos de percepção do nível de desrespeito.
Quando Bolsonaro fala em "Dentre os governadores de 'PARAÍBA'...", fala pejorativamente. No Rio quando se fala de forma pejorativa com alguém se usa esse termo "PARAÍBA", assim como em São Paulo quando chamam a pessoa do "baiano".

Bolsonaro com suas declarações já passou do limite há muito tempo e agora mais uma vez esmurra sua segunda nação.




Governadores lançam carta em repúdio após Bolsonaro chamar o Nordeste de “Paraíba” 

Na Fórum
Por George Marques

O áudio foi capturado em uma conversa informal entre o presidente e o ministro Onyx Lorenzoni

Foto: Karlos Geromy






















Os nove governadores do Nordeste assinaram, na noite desta sexta-feira (19), uma carta criticando o comportamento de Jair Bolsonaro (PSL) após o presidente deixar a entender que pretende retaliar os estados do Maranhão e Paraíba.

Sem saber que seu áudio estava aberto em uma transmissão ao vivo, Bolsonaro disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “O governador de Paraíba é pior que esse do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, afirmou o presidente.

Na carta a qual o blog teve acesso, os governadores dos nove estados do Nordeste dizem que receberam com espanto a manifestação do presidente e que esperam respeito ao pacto federativo, onde é exigido que os governos mantenham diálogos e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.

A nota pede esclarecimentos por parte do Presidente em relação ao conteúdo divulgado além de reiterarem a defesa da Federação e da democracia.

Mais cedo por meio de suas redes sociais Flávio Dino afirmou que independente da postura do presidente continuará mantendo postura de diálogo institucional com representantes do governo federal.

Abaixo o inteiro teor da carta:

Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas

RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará

FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão

JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba

PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário