sexta-feira, 5 de maio de 2017

Lula insiste: depoimento ao vivo garante transparência

O ex-presidente considera o depoimento remarcado por Sérgio Moro para 10 de maio como "a primeira grande oportunidade" de exercer o direito de defesa




Marcado para o dia 10 de maio, o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato, será sua primeira oportunidade do ex-presidente de ficar frente a frente com seus acusadores e de "contraditar o que disseram que eu fiz". O ex-presidente quer que a oitiva seja transmitida ao vivo, pois entende que esse é também o momento de "prestar contas à sociedade brasileira".

"Faz três anos que eu sou massacrado 24 horas por dia essa vai ser a primeira vez vou estar frente a frente [com os acusadores]", afirmou Lula em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da rede de TV SBT, na semana passada. Lula quer transparência, daí a reinvindicação da transmissão ao vivo. Ele não tem medo das perguntas que lhe serão feitas — nem das respostas que dará.

A líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PR), lembra que todo os ritos em torno da Operação Lava Jato foram espetacularizados e politizados. A denúncia contra o ex-presidente foi feita ao vivo na TV, em uma entrevista coletiva dos procuradores, vem sendo debatida e "julgada" amplamente pela grande imprensa. "O mínimo que se pode reivindicar é que a opinião pública possa ouvir o que Lula tem a dizer, na integra, sem edição e sem intermediários", pondera a senadora.

Gleisi se refere aos recorrentes vazamentos seletivos, quando trechos pinçados dos depoimentos são divulgados para setores da mídia conservadora, para corroborar versões desfavoráveis ao ex-presidente e ao PT. "Lula não vai se esconder. Ele quer falar ao vivo e às claras", garantiu ela.

Campanha
Uma movimentação iniciada por militantes cobrando a transmissão ao vivo do depoimento de Lula vem ganhando corpo nas redes sociais. "Deixe o Lula falar" e "Quem sabe faz ao vivo" são algumas das palavras de ordem contidas em uma série de "memes" veiculados na internet.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, adotou como imagem de capa de sua página no Facebook a chamada "Transmite ao vivo, Moro". O exemplo vem sendo seguido por militantes, que também têm trocado seus avatares nas redes por imagens alusivas ao direito de Lula ser ouvido por todos no próximo dia 10.





#DeixaLulaFalar
#Dia10QueremosAoVivo






Nenhum comentário:

Postar um comentário