sábado, 30 de dezembro de 2017

Talvez você não saiba

Algumas pessoas se dão ao luxo e ao sabor de dispararem o jargão: Vai pra Cuba!, como se esse país fosse o pior do mundo e Fidel Castro o pior dos tiranos.

Tais pessoas dispensam parte da história sem almenos se importarem com quem explorava ilha caribenha antes da Revolução.
Apoio norteamericano, ditadores, golpistas, gangters, traficantes e toda sorte de mafiosos internacionais foram varridos de Cuba em 59, é uma longa história.

Essa é uma parte que talvez pouca dessas pessoas saibam:   


"Todas as circunstâncias cercando minha vida e infância, tudo o que vi, tornaria lógico supor que eu desenvolveria hábitos, ideias e sentimentos naturais às classes sociais com certos privilégios e motivações egoístas que nos tornam indiferentes aos problemas dos outros... Sou filho de um senhor de terras - havia uma razão para eu ser reacionário. Eu fui educado em colégios que eram frequentados pelos filhos dos ricos - outra razão para ser reacionário. Eu estudei numa universidade na qual, em meia a milhares de alunos, apenas trinta eram anti-imperialistas e eu era um deles."
Relato de Fidel Castro no livro NOTURNO DE HAVANA P. 130 


Campo Dr. Sócrates - Escola Nacional Florestan Fernandes - Guararema/SP  Foto: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário