terça-feira, 22 de março de 2011

Mirante de Santana

Faz tempo que eu subo lá, não tanto quanto ela existe pois o funcionamento da Estação Climatológica data de 1943, nessa época como relatam moradores antigos do bairro de Santana não havia nem asfalto nas ruas.

Falando com os meteorologistas que acompanham o Mirante pude saber que as informações colhidas ali não são importantes somente para a cidade de S. Paulo, mas também para quem está a meia volta do globo em relação a esse lugar, ou seja, do outro lado do mundo. Na era da internet os dados colhidos ali se juntam com informações do Sul do país, do Norte, dos EUA, Europa, Polo Norte, Polo Sul... e através de dados globais temos as previsões, estatísticas e tomadas de decisões.

O nosso Mirante tem uma importância que vai além do que eu pensava, ele é visitado 3 vezes ao dia para leitura dos instrumentos, assim o observador tem a oportunidade de checar também as formações de nuvens e ver detalhes como luminosidade e aspectos externos, essa é a Leitura Convencional. Junto tem a Leitura Automática aonde os dados são enviados via satélite de forma contínua não tendo a interferência do homem.

É, quem nunca adiou uma viagem ou como eu pulou de alegria na contra mão da maioria ao saber de uma frente fria com previsão da altas ondas, ou ainda programou um churrascão para o final de semana previsto de sol sem nuvens por causa do trabalho de um "Homem ou Mulher do Tempo"?

No dia 23 de Março pode subir nos "mirantes" e dizer parabéns hoje é o seu dia.

Fica a dica para as escolas levarem ali os seus alunos, que entendendo como o homem observa o clima podem respeitar bem mais o meio ambiente.


End.: Rua Condessa Siciliano, 255 - São Paulo - SP - Tel.: (11)2971.2839
Como chegar: Google Maps

Nenhum comentário:

Postar um comentário