quarta-feira, 27 de maio de 2020

O Ceifador usa protetor solar?

Como um protesto contra as praias recém-abertas, um advogado da Flórida patrulha a areia, avisando banhistas desatentos com as palavras "Até breve!"


Por Henry Alford 

Daniel Uhlfelder, advogado em Santa Rosa Beach, na Flórida, deveria estar de férias na Espanha, com sua esposa e filhos, em março. Mas depois que a pandemia o forçou a cancelar sua viagem, ele foi, em 5 de março, a uma loja local da Sherwin-Williams para comprar máscaras. Vendo que a loja também vendia macacões para pintar - "Eles parecem ternos de proteção", disse Uhlfelder, ele pegou um deles também."Comprei por precaução. Eu não sabia o quão ruim a pandemia ficaria".


Daniel Uhlfelder Illustration by João Fazenda


Pouco tempo depois, Uhlfelder, que tem 47 anos, ficou angustiado ao descobrir que a cautela não era universal. "Havia disjuntores de parede a parede na praia"[galera na praia], disse ele. "Eu pensei: o que vou fazer sobre isso?" Sua agenda estava aberta. Primeiro, ele vestiu o traje de pintura e tentou assustar as pessoas da praia. Depois, vestiu o traje e ficou em frente à mansão do governador Ron DeSantis, em Tallahassee, para protestar contra a abertura das praias da Flórida; dois dias depois, ele pediu uma liminar contra o DeSantis.

Muitas praias do estado foram fechadas por condados, mas algumas começaram a reabrir este mês - muito cedo, na visão de Uhlfelder. Ele queria acelerar seu jogo como ativista (nos últimos anos, ele discutiu com um vizinho, Mike Huckabee, sobre a tentativa de privatizar o acesso à praia), então ele comprou uma fantasia de Grim Reaper do Walmart.com. "Mas não parecia o verdadeiro Grim Reaper", disse ele. Ele pediu a um amigo para fazer dele um traje Reaper personalizado em linho preto. Ele adicionou uma máscara, Ray-Bans e uma foice de plástico. Debaixo da capa, ele veste um maiô e chinelos da Old Navy. "Minha esposa pensou que era demais no começo", disse ele. "Ela pensou que seria ofensivo porque as pessoas estão morrendo". Afinal, a Flórida é conhecida como Sala de Espera de Deus."Mas, uma vez que ela ouviu minha mensagem, ela ficou de bem com isso".

Irritado com a recusa de DeSantis em fechar as praias da Flórida em todo o estado e também com suas táticas ofuscantes (quando Uhlfelder fez uma solicitação de registros públicos para "todo e qualquer" documento relacionado ao coronavírus, ele recebeu uma conta de 51 mil dólares), Uhlfelder passou três dias caminhando pelas praias com seu equipamento Grim Reaper. Ele adota uma abordagem discreta; em vez de gritar com a multidão esparramada na areia, ele se envolve em uma conversa ponderada com quem se aproxima dele. Para os hecklers [faladores], ele educadamente diz: "Até breve".



@NewYorker 











"Eu não sou liberal", disse Uhlfelder, por telefone de seu escritório. (Ele costumava ser republicano.) "Estou no meio da estrada; Eu sou lógico. A parte mais desafiadora de sua cruzada é conversar com empresários locais preocupados em como alimentar seus filhos com tudo fechado. Recentemente, ele perguntou a um desses proprietários: "E se o governo garantisse seu pagamento por dois ou três meses se você ficasse em casa?" O homem disse que parecia ótimo. "Mas o governo não está fazendo isso", disse Uhlfelder. "Não estamos subsidiando." O condado em que ele mora, Walton, atrai cerca de quatro milhões de visitantes por ano, mas não possui os serviços de saúde a condizer. Ainda assim, Uhlfelder estima que menos de 10% das pessoas no condado estão usando máscaras. "Se apenas uma pessoa em Nova Orleans me vê vestida e adia sua viagem, isso é uma vitória", disse ele.

A façanha de Uhlfelder fez dele um imã de publicidade e um objeto de sarcasmo. "Estou recebendo ligações más e desagradáveis", disse ele. "As pessoas estão me enviando e-mail, ligando para o meu trabalho, enviando mensagens pelo Facebook, enviando tweets para mim". Algumas das mensagens são anti-semitas. "Ser judeu no sul não é fácil", disse ele. As respostas no Twitter variam de "Amei você, escrito em caixa alta" e "Bem-vindo a ser negro em público" a "se parece com a campanha de Joe Biden", "A única Corona naquela praia tem um limão nela" e "Karen tem falado."

Uhlfelder anunciou recentemente que sua Grim Reaper Tour o levará a Jacksonville, Clearwater e outras praias da Flórida que foram reabertas, onde ele certamente será um alvo. "Meu avô escapou da Alemanha nazista quando adolescente. Toda a sua família foi incinerada em câmaras de gás", afirmou. "Sempre esteve enraizado na minha cabeça: 'Você pode sentar e reclamar, mas o que você vai fazer sobre isso?' Ele acrescentou: "Ninguém revida. É por isso que nós perdemos".


E ele se preocupa com o fato de seu machado assustar as crianças? "Eu não estou vestindo a fantasia à noite", ressaltou. "E eu não estou em Michigan com uma pistola e numa armação tática. Essas pessoas são assustadoras".

Fonte The New Yorker

Nenhum comentário:

Postar um comentário